Júpite e Vênus alinhados

A partir desta segunda-feira (29), os planetas Júpiter e Vênus estarão alinhados no céu e poderão ser vistos a olho nu em qualquer parte do mundo. O fenômeno, chamado de conjunção, faz com que dois corpos celestes, que estão distantes, pareçam estar próximos quando observados da Terra.

Segundo o astrônomo Júlio Lobo, do Observatório Municipal de Campinas “Jean Nicolini”, apesar de Vênus e Júpiter estarem distantes, o movimento circular de suas órbitas permite que ocorra esse fenômeno, que é apenas visual e poderá ser visto até quarta-feira (1º). “É um verdadeiro balé cósmico”, destaca.

Estrelas brilhantes
Os planetas serão visíveis no céu como duas estrelas muito brilhantes, a partir das 18h, na direção oeste, onde o sol se põe. “Não precisa de telescópio, nem ir a um observatório, mas um binóculo ajuda também”, afirma o astrônomo.

A olho nu, os dois planetas estarão a uma distância menor do que uma lua cheia. O fenômeno pode ser visto até as 20h, aproximadamente, se não chover.

De acordo com Lobo, quem estiver observando com binóculo, poderá visualizar ainda pequenas luas em volta de Júpiter e uma pequena formação luar em Vênus. Os dois têm se aproximando desde o começo do mês e o auge do fenômeno acontece na terça-feira (30).

Brilho intenso
Júpiter e Vênus são os dois planetas mais brilhantes do sistema, ficando atrás apenas da Lua e do Sol neste quesito.

Vênus tem inclusive o apelido de Estrela D’Alva. A última vez que os dois corpos estiveram em conjunção foi em 2014.

Mais espetáculos
Outros dois eventos astronômicos vão acontecer ainda neste mês de julho. No dia 18, os planetas Vênus e Júpiter, além da Lua e a Estrela Regulus vão estar em uma formação que tem o formato de cruz, o chamado “Falso Cruzeiro do Oeste”. O fenômeno também poderá ser visto depois do pôr-do-sol, na direção do poente.

Já no dia 31, acontece o “Blue Moon”, ou Lua Azul. Nesse fenômeno acontecerá a segunda Lua cheia em um mesmo mês, que é quando ela completa sua órbita antes do fim do período. Normalmente, a fase dura 29,5 dias.

Foto de: Julio Lobo

Fonte do texto: G1